sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início BRASIL Situação de rua atinge mais de 335 mil pessoas no Brasil, revela...

Situação de rua atinge mais de 335 mil pessoas no Brasil, revela estudo recente

Em março deste ano, o número de pessoas em situação de rua no Brasil, registrado no Cadastro Único (CadÚnico), chegou a 335.151, marcando um leve aumento de 0,37% em comparação com dezembro de 2024, quando o total era de 327.925. Esses dados fazem parte do informe técnico do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da UFMG, e mostram um crescimento significativo desde 2013, quando o número era de 22,9 mil.

O aumento das pessoas em situação de rua reflete a situação precária vivida por muitos brasileiros. No país, a maioria dessas pessoas (88%) tem idades entre 18 e 59 anos, e 84% são homens. Em relação à renda, 81% sobrevivem com menos de R$ 109 por mês, o equivalente a 7,18% do salário mínimo.

Em termos de localização, a Região Sudeste concentra 63% da população em situação de rua, com destaque para São Paulo, que abriga 42,82% dessa população. O número de capitais com aumento significativo nesse cenário também é alarmante, incluindo Rio de Janeiro e Brasília.

O levantamento ainda destaca que, entre 2020 e 2024, mais de 46 mil casos de violência contra pessoas em situação de rua foram registrados no Disque 100, com São Paulo liderando as ocorrências. A maioria dessas violências ocorreu nas ruas, mas também em abrigos e serviços públicos destinados a esse público.

O estudo reforça a necessidade urgente de políticas públicas mais eficazes, como moradia, educação e emprego, para garantir os direitos e a dignidade dessa população. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) tem investido em centros especializados e serviços de acolhimento, mas os avanços são lentos e insuficientes diante da magnitude do problema.