domingo, 1 de fevereiro de 2026
Início AMAZONAS Ações de inteligência resultaram na prisão de 33 pessoas pelos crimes de...

Ações de inteligência resultaram na prisão de 33 pessoas pelos crimes de roubo, tráfico e homicídios em Manaus

As ações realizadas pela Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), auxiliaram as Polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM), na prisão de 33 pessoas este ano, somente em Manaus. A maioria dos suspeitos, presos a partir de denúncias feitas ao 181 e em operações, tinha envolvimento com os crimes de roubo, tráfico de drogas e homicídios.

O apoio em ações diretas da Seai resultou no cumprimento de 19 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão, que levaram à prisão em flagrante de quatro pessoas e à apreensão em flagrante de um adolescente. Também foram apreendidas duas armas de fogo e quatro celulares.

Entre as prisões está a registrada em janeiro deste ano, que culminou na prisão de três homens, com idades de 19 a 23 anos, e apreendeu um adolescente de 15 anos, no residencial Viver Melhor, na zona norte. O trio era apontado como integrante de uma facção criminosa. Com eles foram apreendidas duas pistolas PT 845, quatro aparelhos celulares e uma balança de precisão.

Denúncias

Além das prisões resultantes do apoio em operações, a Seai auxiliou na localização e prisão de outras 11 pessoas que estavam com mandados de prisão expedidos. As ações foram realizadas a partir de informações fornecidas pela população, a partir do Disque-Denúncia 181.

Entre os presos estão cinco pessoas procuradas por suspeita de envolvimentos em crimes de roubo, três de tráfico de drogas, dois de homicídio e um de estupro de vulnerável.

181

O Disque-Denúncia 181 funciona todos os dias da semana, incluindo feriados, e as denúncias podem ser realizadas de forma anônima. As informações repassadas pela população são de suma importância para o trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil, contribuindo para o enfrentamento aos crimes como tráfico de drogas, homicídios e entre outros.