Polícia informa quase 300 vítimas em acidente de avião na Índia

Ahmedabad (India), 12/06/2025.- People stand near debris at the site of a plane crash near Sardar Vallabhbhai Patel International Airport in Ahmedabad, Gujarat, western India, 12 June 2025. Air India flight AI171, bound for London carrying 242 passengers and crew members on board a Boeing 787-8 aircraft, crashed minutes after take-off in the Meghaninagar area of Ahmedabad. (Londres) EFE/EPA/SIDDHARAJ SOLANKI

Um policial informou à Reuters que o número de mortos no acidente aéreo em Ahmedabad, Índia, ultrapassou 290 pessoas. Embora o Boeing 787 transportasse 242 pessoas no momento da decolagem, a aeronave colidiu contra um prédio, causando vítimas também em solo após a explosão. O avião tinha os tanques cheios de combustível, já que seguia para Londres, e havia acabado de levantar voo.

O acidente ocorreu na quinta-feira (12). Dados oficiais indicam 230 passageiros e 12 tripulantes a bordo, sendo 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense. O edifício atingido era uma residência de médicos, segundo as autoridades.

A polícia de Ahmedabad confirmou a existência de um sobrevivente, Vishwash Kumar Ramesh, 40 anos, britânico-indiano que estava visitando a família. Ramesh sofreu ferimentos no peito, olhos e pés, mas conseguiu se levantar e fugir do local.

— Quando acordei, havia corpos ao meu redor. Estava assustado, levantei e corri. Vi destroços do avião por toda parte. Alguém me colocou em uma ambulância e me levou ao hospital — relatou ao Hindustan Times.

Mais cedo, o comissário de polícia Gyanendra Singh Malik havia declarado que, inicialmente, não havia sinais de sobreviventes.

O Boeing 787-8 Dreamliner da Air India caiu pouco após a decolagem do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad, perdendo altitude logo após deixar a pista. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas.

Vídeos registrados por testemunhas nas redes sociais mostram uma enorme coluna de fogo subir rapidamente após a colisão do avião com a residência.