sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início MUNDO Trump diz que precisa “dar uma olhada” na deportação de Elon Musk...

Trump diz que precisa “dar uma olhada” na deportação de Elon Musk dos EUA

EUA – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a subir o tom contra o bilionário Elon Musk, sugerindo que o empresário sul-africano poderia ser deportado.Questionado se cogita expulsar Musk do país, Trump respondeu: “Não sei. Teremos que dar uma olhada nisso.” As informações são do RT.

Além da ameaça de deportação, o presidente indicou que Musk poderá ser alvo do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), uma agência federal que o próprio bilionário comandou até o fim de maio. “Talvez tenhamos que colocar o DOGE atrás do Elon. Sabe o que é o DOGE? O DOGE é o monstro que talvez tenha que voltar e devorar o Elon”, afirmou.

As declarações fazem parte de uma escalada de tensão entre Trump e Musk. O embate se intensificou após o CEO da Tesla e da SpaceX criticar duramente o projeto de lei do governo, conhecido como One Big Beautiful Bill Act, que propõe, entre outras medidas, o fim de incentivos a tecnologias “verdes”.

“Elon talvez receba mais subsídios do que qualquer outro ser humano na história, de longe, e sem subsídios, provavelmente teria que fechar os negócios e voltar para a África do Sul”, declarou Trump.

“Acabam os lançamentos de foguetes, satélites e a produção de veículos elétricos, e nosso país economizaria uma fortuna. Talvez devêssemos fazer o DOGE investigá-lo bem e a fundo. Há muito dinheiro que pode ser economizado!”, completou.

Trump também acusou Musk de agir por interesse ao se opor ao projeto: “Ele está irritado por perder seu mandato de veículos elétricos, mas tem muito mais a perder do que isso.”

A resposta de Musk veio pelas redes sociais. Sem citar diretamente Trump, ele criticou o projeto de lei e o cenário político em Washington. “É óbvio, pelo gasto insano desse projeto de lei que eleva o teto da dívida para um recorde de cinco trilhões de dólares, que vivemos em um país de partido único: o Partido do Porky Pig (o Partido do Porquinho Porky)!”, escreveu.

Musk já havia afirmado anteriormente que os EUA vivem sob um “regime de partido único” e defendeu a criação de uma nova força política que represente melhor os interesses da população.