sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início AMAZONAS Exército enfrenta falhas em cabos da Infovia Manaus–Tefé, que precisará ser reconstruída

Exército enfrenta falhas em cabos da Infovia Manaus–Tefé, que precisará ser reconstruída

Os cabos de fibra óptica lançados pelo Exército Brasileiro no Rio Solimões, responsáveis por interligar Manaus e Tefé por meio da Infovia PAC-1, estão danificados em diversos trechos e precisarão ser reconstruídos. Tentativas de recuperação foram realizadas, mas sem sucesso, conforme relatórios do Ministério das Comunicações e da Anatel.

O problema afeta diretamente o funcionamento do programa Norte Conectado — que integra diferentes infovias na região — e pode atrasar a expansão da rede 5G na Amazônia. A Infovia PAC-1 é um ponto estratégico de ligação entre outras rotas digitais, como as infovias 02 (Tefé–Atalaia do Norte), 04 (Vila de Moura–Boa Vista), 06 (Manacapuru–Rio Branco) e 08 (Fonte Boa–Cruzeiro do Sul).

Em fevereiro, o Ministério da Defesa comunicou ao Ministério das Comunicações que não dispõe de recursos orçamentários para reconstruir a estrutura e solicitou uma avaliação técnica com estimativa de custos.

No mês passado, a EAF (Entidade Administradora da Faixa), formada por operadoras como Claro, Vivo, Tim e Telecom, lançou novos cabos entre Tefé e Coari, mas o trecho subaquático entre Coari e Manacapuru foi adiado para janeiro de 2026, devido às condições de navegabilidade.

A situação chamou a atenção da Embaixada da Colômbia, que enviou um ofício à Anatel pedindo explicações. O projeto também deve beneficiar o município colombiano de Letícia, na fronteira com Tabatinga. Segundo o encarregado de negócios da embaixada, Leonardo Quintero Cristancho, o presidente colombiano Gustavo Petro acreditava que a infovia já estivesse concluída após visita a Manaus, mas posteriormente foi informado das falhas.

Petro esteve na capital amazonense em agenda com o presidente Lula, durante o lançamento de cabos de fibra óptica do programa Norte Conectado, que pretende levar internet de alta velocidade de Manaus a Tabatinga e, em seguida, a Letícia.

Os cabos entre Manaus e Coari foram implantados pelo Exército dentro do Projeto Amazônia Conectada (PAC), com o objetivo de expandir comunicações militares. Além do PAC-1, o projeto também inclui o PAC-2, que liga Manaus a São Gabriel da Cachoeira.

O governo federal planeja integrar essa estrutura ao Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS), que conectará Roraima, Acre, Rondônia e Pará. No entanto, autoridades alertam que a falha na Infovia Manaus–Coari pode comprometer todo o sistema.

“A ausência dessa integração pode afetar a expansão e a melhoria da conectividade planejada para a Região Amazônica, já que as Infovias 02, 04, 06 e 08 poderiam ficar isoladas”, destacou o secretário de Telecomunicações, Hermano Barros Tercius, em documento enviado em fevereiro.