sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA STF analisa participação de grupo de fake news com voto de Alexandre...

STF analisa participação de grupo de fake news com voto de Alexandre de Moraes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou pela condenação de sete réus acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de disseminar notícias falsas sobre urnas eletrônicas. O julgamento do chamado núcleo 4, grupo de desinformação ligado à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, prossegue na manhã desta terça-feira (21/10) pela Primeira Turma.

Segundo Moraes, está comprovada a participação de Ailton Moraes Barros (ex-major do Exército), Ângelo Denicoli (major da reserva do Exército), Giancarlo Rodrigues (subtenente do Exército), Guilherme Almeida (tenente-coronel do Exército), Marcelo Bormevet (agente da Polícia Federal) e Reginaldo Vieira de Abreu (coronel do Exército).

Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, engenheiro e presidente do Voto Legal, foi absolvido pelos crimes de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado, mas condenado por organização criminosa e atentado ao Estado Democrático de Direito.

No momento, o ministro Cristiano Zanin está realizando seu voto.

Durante a leitura, Moraes lembrou os 13 episódios ocorridos entre 2021 e 8 de janeiro de 2023, que serviram de base para a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, destacando que os atos culminaram na materialidade do crime praticado pela organização criminosa em 8 de janeiro.