
A primeira-dama Janja da Silva pediu desculpas aos artistas que participavam de um evento da COP30 por causa do forte calor no local, afirmando que a equipe técnica trabalhava para resolver a situação. Ela destacou que esse tipo de dificuldade é parte do desafio de realizar um encontro internacional em plena Amazônia, onde a população convive diariamente com temperaturas elevadas agravadas pelas mudanças climáticas.
As declarações foram feitas nesta quarta-feira (12), durante o painel Narrativas e Histórias para Enfrentar a Crise Climática.
“Eu não tenho gestão sobre isso, mas me sinto na obrigação de pedir desculpas pelo calor que estamos enfrentando aqui. É o mesmo calor vivido todos os dias pela população da Amazônia, pelos povos ribeirinhos, agora ainda mais afetados pelo aquecimento de 1,5 ºC citado pela ministra”, afirmou Janja.
O painel contou com a presença dos atores Kleber Toledo e Giovanna Nader, do líder indígena Davi Kopenawa e da ex-ministra alemã Claudia Roth. O cantor Gilberto Gil era esperado, mas não compareceu.




