quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Início POLÍCIA Operação prende trio acusado de assassinar ‘Xuruca do Japiim’ em Florianópolis

Operação prende trio acusado de assassinar ‘Xuruca do Japiim’ em Florianópolis

Três homens foram presos suspeitos de assassinar o conselheiro da facção criminosa Comando Vermelho, Alexandre Araújo Brandão, conhecido como “Xuruca do Japiim”. Rodrigo Nascimento Vieira, 36, João Victor da Silva Guimarães, 26, e Wellington Serafim Maximiano, 48, teriam viajado de Manaus a Santa Catarina com o objetivo de executar o crime a tiros.

O homicídio teria sido encomendado pelo traficante André Trajano Feitosa, ainda foragido, que buscava assumir os pontos de venda de drogas controlados por Xuruca no bairro Japiim. A ação resultou na morte do criminoso em Florianópolis no dia 9 de outubro, em um condomínio no bairro Campeche. No momento do ataque, Xuruca segurava a filha de 1 ano e 8 meses, que também foi atingida no abdômen e internada em estado grave na UTI do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

A prisão dos suspeitos ocorreu nesta terça-feira (16) e é resultado da Operação Orion, conduzida em conjunto pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros do Amazonas e pela Polícia Civil de Santa Catarina. A ação envolveu semanas de investigação e cruzamento de informações entre os dois estados.

Segundo as investigações, o crime foi planejado com antecedência por Trajano, que escolheu o local, levantou a rotina da vítima e forneceu apoio logístico para a fuga. Xuruca já havia sofrido um atentado em julho deste ano em Manaus, dentro do próprio carro, mas conseguiu escapar ileso.

Os três presos, naturais de Manaus, serão encaminhados à audiência de custódia após interrogatório. Trajano continua foragido e é considerado criminoso perigoso pelas autoridades.