Maioria dos brasileiros teme que EUA adotem no Brasil medidas como as da Venezuela

A maioria dos brasileiros afirma ter medo de que os Estados Unidos adotem no Brasil medidas semelhantes às aplicadas recentemente na Venezuela. É o que aponta a nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (15).

De acordo com o levantamento, 58% dos entrevistados disseram temer esse tipo de ação por parte dos EUA. Outros 40% afirmaram não ter esse receio, enquanto 2% não souberam ou preferiram não responder.

O temor surge em meio aos desdobramentos do caso envolvendo o presidente venezuelano Nicolás Maduro. Ele e a esposa, Cilia Flores, foram capturados por forças norte-americanas em 3 de janeiro e levados para Nova York, onde respondem a processos judiciais. As autoridades dos EUA acusam Maduro de liderar, por mais de duas décadas, uma organização criminosa dentro do Estado venezuelano voltada ao envio de cocaína ao país. As acusações incluem narcoterrorismo, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, com penas que podem variar de 20 anos de prisão à prisão perpétua. Maduro nega todas as acusações e se declara inocente. Posteriormente, o presidente Donald Trump recuou em relação a parte das acusações contra o chavista.

A pesquisa também questionou como o governo brasileiro deveria reagir às ações dos Estados Unidos em relação à Venezuela. Para 66% dos entrevistados, o Brasil deve manter uma posição neutra.

Já 18% defendem que o país apoie as medidas adotadas por Trump, enquanto 10% avaliam que o governo brasileiro deveria se posicionar contra. Outros 6% não souberam ou não quiseram responder.