segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA Levantamento da USP calcula 18 mil participantes em ato de Nikolas Ferreira...

Levantamento da USP calcula 18 mil participantes em ato de Nikolas Ferreira no DF

O Monitor do Debate Político da USP, em parceria com o Cebrap e a ONG More in Common, estimou que a manifestação organizada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), neste domingo (25), reuniu cerca de 18 mil pessoas na Praça do Cruzeiro, em Brasília.

De acordo com a instituição, a contagem foi feita com base em imagens aéreas analisadas por inteligência artificial e tem margem de erro de 12%. Com isso, o público no momento de pico teria variado entre 15,1 mil e 20,1 mil participantes.

A USP informou que foram utilizadas sete imagens captadas às 15h15, horário de maior concentração, processadas pelo sistema P2PNet, que identifica e contabiliza pessoas em fotografias aéreas. O método apresenta erro médio estimado em 12%.

Já fontes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) afirmaram à revista Oeste que o ato reuniu entre 50 mil e 100 mil pessoas, número bem superior ao apontado pelo levantamento acadêmico.

A manifestação marcou o encerramento da chamada “Caminhada pela Liberdade”, percurso de cerca de 240 quilômetros iniciado em Paracatu (MG) na segunda-feira (19), com passagem por cidades de Minas Gerais e Goiás até Brasília.

O grupo defende a derrubada dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Projeto da Dosimetria, que pode beneficiar condenados pelos atos de 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).