
Manaus – Nas primeiras horas deste sábado (7), moradores amanheceram com um espetáculo raro no céu de Manaus: um grande círculo luminoso e colorido ao redor do sol. Conhecido como Halo Solar, o fenômeno não ocorria na capital amazonense há aproximadamente 10 anos.
Em vídeos registrados por moradores espantados com o fenômeno, é possível ver a luz de forma muito nítida, fazendo um círculo perfeito ao redor do sol. Com a repercussão nas redes socias, a população apelidou o evento de “bola de luz”.
Há um explicação científica por trás do Halo Solar, apesar de muitas vezes o fenômeno ser associado ao místico. De acordo com a meteorologia e a física óptica, o fato ocorre quando a luz do sol atravessa cristais de gelo presentes em nuvens de grande altitude, conhecidas como Cirrus ou Cirrostratus, a cerca de 10 km da superfície.
Ao passar pelos cristais, a luz acaba sofrendo um desvio, que funciona como um prisma para projetar o círculo luminoso. Devido à decomposição da luz solar, em alguns momentos é possível perceber cores semelhantes às de um arco-íris.
O Halo Solar ocorre em Manaus porque, apesar do calor na capital amazonense, as temperaturas a 10 km de altitude são extremamente baixas, o que permite a formação desses cristais de gelo em regiões tropicais. O fenômeno muitas vezes precede chuvas, já que indica umidade nas camadas mais altas da atmosfera.







