
Uma operação internacional de combate ao tráfico de drogas resultou na apreensão de 1,3 tonelada de cocaína em alto mar. A ação, que ocorreu no domingo (1º) em águas internacionais, contou com a participação da Polícia Federal brasileira, da agência britânica National Crime Agency (NCA) e da Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos. Uma fragata da Marinha francesa foi fundamental para a interceptação.
A bordo da embarcação francesa, foram recolhidos 1.375 kg da droga. Segundo estimativas das autoridades francesas, o valor da carga apreendida ultrapassa os 41 milhões de euros, o equivalente a aproximadamente R$ 253 milhões.
Compartilhamento de informações foi crucial
De acordo com a Polícia Federal, a intervenção marítima foi possível graças ao compartilhamento de informações operacionais recebidas em janeiro de 2026. Essas informações indicavam a possibilidade de organizações criminosas sul-americanas utilizarem rotas oceânicas para o transporte de cargas ilícitas.
A PF colaborou ativamente, fornecendo às equipes estrangeiras dados sobre rotas marítimas, padrões de navegação, logística empregada por grupos criminosos e o perfil de embarcações frequentemente associadas ao narcotráfico.
Tripulantes brasileiros entregues à PF
A Marinha francesa realizou a entrega de três tripulantes brasileiros às autoridades brasileiras no Porto de Mucuripe, em Fortaleza. Os envolvidos foram encaminhados para a Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará para os procedimentos legais cabíveis.
Com informações da assessoria






