segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
Início ECONOMIA Empresas de telecom podem trocar multas por internet para faculdades públicas

Empresas de telecom podem trocar multas por internet para faculdades públicas

Empresas de telecomunicações que acumularam R$ 29 milhões em multas com a Anatel terão uma nova opção para quitar seus débitos: investir na conexão de universidades públicas e institutos federais à internet. A decisão inédita do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) visa beneficiar ao menos 118 unidades de ensino superior em 39 instituições, localizadas em 72 municípios, que enfrentam dificuldades de conectividade.

As empresas multadas incluem Telefônica, Claro, Tim e Sky. Segundo o conselheiro Octavio Pieranti, autor da proposta aprovada por unanimidade, a medida substitui o pagamento direto das multas pela garantia de conectividade, utilizando a infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Conectividade estratégica para o ensino

O objetivo da Anatel é estender o acesso à internet de alta velocidade e serviços de integração acadêmica para unidades mais afastadas ou que, por algum motivo, ainda não estão integradas à rede da RNP. Essa iniciativa busca democratizar o acesso à tecnologia e fortalecer o ambiente de pesquisa e ensino nas instituições públicas.

Ampliação do alcance

Pieranti ressaltou que, além das 118 unidades já mapeadas, há a possibilidade de outras 226 também necessitarem de conectividade. A escolha das unidades a serem beneficiadas pelas empresas segue um critério de diversidade regional, garantindo que o investimento abranja diferentes macro-regiões do país.

Com informações da Agência Brasil