terça-feira, 17 de fevereiro de 2026
Início CULTURA Bloco de carnaval em SP mistura heavy metal do Black Sabbath com...

Bloco de carnaval em SP mistura heavy metal do Black Sabbath com ritmos brasileiros

Uma proposta irreverente tomou as ruas de São Paulo durante o carnaval de 2026: o Bloco Sabbath, um grupo que reinventa os clássicos do heavy metal britânico Black Sabbath com a energia contagiante dos ritmos brasileiros. A apresentação inédita aconteceu em uma quadra no bairro de Perdizes, reunindo dezenas de admiradores do rock e foliões em uma celebração única.

A ideia do Bloco Sabbath surgiu em 2019, com planos de estreia para 2020. No entanto, a pandemia de covid-19 adiou os planos. A inspiração para tirar o projeto do papel veio em 2025, após o show de despedida do Black Sabbath e a morte de Ozzy Osbourne, que foi vista pelos organizadores como um chamado para unir os fãs e celebrar a banda.

A fusão de ritmos

Daniel Sollero, vocalista da banda do bloco, explicou que a concepção partiu de sua esposa, que o convenceu a mesclar a sonoridade pesada do Black Sabbath com ritmos como maracatu, frevo, afro, samba e reggae. A iniciativa ganhou força com o apoio da cervejaria Cerne, que também desejava ter um bloco de carnaval, resultando na união que permitiu a realização do evento.

“O carnaval é uma celebração da vida e nós estamos celebrando a vida e a obra do Ozzy”, afirmou Sollero, destacando a alegria contagiante do público presente.

Reações do público

A cantora Paula Souto, presente no bloco para acompanhar o marido fã da banda, elogiou a originalidade da proposta. “Eu gosto de rock, já fui a vários shows do Black Sabbath, mas eu confesso que não conheço todas as músicas. Meu marido é mais roqueiro do que eu, mas eu vou me divertir da mesma maneira”, comentou.

A atriz Margo de Cobervile, de 65 anos, também marcou presença, atraída pela irreverência da mistura entre o heavy metal e os ritmos brasileiros. “Sou muito fã de rock, de Black Sabbath e o carnaval é a manifestação mais democrática que temos no Brasil. Muitas pessoas recriminam o carnaval, falam que é coisa do diabo, no entanto, é uma manifestação que, além de gerar muitos empregos, traz alegria e expressa nossa cultura, nossos valores”, disse.

Com informações da Agência Brasil