sábado, 21 de fevereiro de 2026
Início ECONOMIA BC Protege+ impede mais de 255 mil fraudes na abertura de contas...

BC Protege+ impede mais de 255 mil fraudes na abertura de contas em menos de três meses

Em menos de três meses de operação, o BC Protege+ já bloqueou 255.700 tentativas de abertura de contas fraudulentas. O serviço, lançado no início de dezembro, visa reforçar a proteção de cidadãos e empresas contra fraudes na criação de contas-correntes, poupança e contas de pagamento pré-pagas.

Como funciona a proteção

Ao ativar o BC Protege+, o usuário informa oficialmente que não deseja ter contas abertas em seu nome ou ser incluído como titular ou representante em contas de terceiros. As instituições financeiras são obrigadas a consultar o sistema antes de abrir qualquer conta, garantindo uma camada adicional de segurança contra fraudes de identidade.

Ativação e desativação do serviço

O serviço é gratuito e pode ser ativado ou desativado a qualquer momento. Caso o usuário precise abrir uma conta ou ser incluído em uma de terceiros, basta acessar o BC Protege+ e desativar a proteção temporariamente. O Banco Central recomenda o agendamento da reativação automática para garantir que a segurança seja restabelecida após o procedimento.

Resultados e adesão

Desde o lançamento, 1 milhão de pessoas já ativaram a proteção. As instituições financeiras realizaram 70,9 milhões de consultas ao sistema para verificar pedidos de abertura de contas ou inclusão de titulares, demonstrando a efetividade da ferramenta na prevenção de fraudes financeiras.

Com informações da Agência Brasil