sábado, 24 de janeiro de 2026
Início AMAZONAS AMAZONAS 24H Após operação da PF, UEA afasta professor suspeito de tráfico internacional de...

Após operação da PF, UEA afasta professor suspeito de tráfico internacional de órgãos

AMAZONAS – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) afastou de seu quadro de servidores o professor Helder Bindá Pimenta, que ministra a disciplina de Anatomia na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), após a Polícia Federal (PF) cumprir mandados de busca e apreensão contra o professor nas dependências da universidade e em seu domicílio.

Na manhã desta terça-feira (22), agentes da PF deflagraram a Operação Plastina, com o objetivo de investigar a suspeita de tráfico internacional de órgãos em Manaus. Em nota, a PF informou que “há indícios de que foi postada uma encomenda contendo uma mão e três placentas de origem humanas, de Manaus com destino à Cingapura, cujo destinatário é um famoso designer indonésio que vende acessórios e peças de roupas utilizando materiais de natureza humana”.

Leia mais: PF realiza ‘Operação Plastina’ que investiga tráfico internacional de órgãos humanos em Manaus

Após a ação, através da Portaria Nº 339/2022 GR/UEA, o reitor Cleinaldo Costa afastou “de forma cautelar” o professor Helder, alvo da Plastina. Ainda na portaria, a UEA esclarece que o afastamento será num prazo de 30 dias, sem prejuízo financeiro ao servidor e que ele está proibido de acessar as unidades da Universidade até nova decisão.

Natural de Ouro Preto do Oeste (RO), Helder Bindá é professor concursado da UEA desde 2013. Ele é graduado em Fisioterapia, especialista em UTI e Educação Médica pela Unasp, mestre em Ciências Biomédicas pela Federal do Piauí e doutorando em Ciências Morfofuncionais- Universidade Federal do Ceará (UFC).

Se condenado, o investigado poderá responder, na medida de sua responsabilidade, pelo crime de tráfico internacional de órgãos humanos, com pena de até 8 anos de reclusão.