Dia internacional da Cerveja; saiba 10 coisas sobre a bebida amada pelos brasileiros

Mundo – O dia mundial da cerveja é comemorado na primeira sexta-feira de agosto. O famoso “sextou?”.
A data foi criada na Califórnia (EUA), em 2007, o objetivo do aniversário da bebida se deu para comemorar sua criação.
Confira abaixo 10 curiosidades, desde a origem até a ciência dedicada exclusivamente a estudar cervejas.

Confira:

1) Pesquisadores dizem que há pelo menos 9 mil anos a cerveja existe. Os primeiros ‘cervejeiros’ vêm do sul da Mesopotâmia, na região que ficou conhecida como Sumérica e que hoje equivale ao Iraque.

2) Foram as mulheres as responsáveis pelas primeiras receitas e formas de produzir a bebida.

3) Os tradicionais pubs britânicos também devem sua origem às mulheres e, claro, à cerveja.

4) Se tivesse medalhada para o país que mais consome cerveja, certamente o ouro iria para República Tcheca. Uma pesquisa do Bath Hass, de 2016, indicou que naquele país um adulto consome em média 148 litros da bebida por ano.

5) Olha só! A geladeira elétrica foi criada graças à cerveja. Em 1857, uma fábrica de cervejas contratou o australiano James Harrison para desenvolver um dispositivo de refrigeração para as bebidas produzidas.

6) Londres já foi inundada por cerveja. A tragédia, conhecida como Beer Flood, aconteceu e 17 de outubro de 1814. O tanque principal de uma cervejaria, a The Horse Shoe, se rompeu despejando quase 1,5 milhão de litros de uma cerveja estilo Porter, formando ondas de mais quatro metros de altura e que mataram pelo menos oito pessoas.

7) No Brasil, já estamos perto de atingir a Meta Zero de lixo em processos produtivos de cerveja. As maiores cervejarias já registram índices que mostram pelo menos 90% na reciclagem de resíduos gerados na produção. E isso vai desde o bagaço do malte até tampinhas e garrafas.

8) Durante a Idade Média, os monges produziam cervejas para alimentar viajantes e também para servirem como sustento durante os jejuns de oração.

9) Também na Idade Média, a cerveja era o líquido consumido até mesmo por crianças. Isso se deve à PRECARIEDADDE DE SANEMANETO BASICO NA EPOCA E à dificuldade de se achar água que não estivesse poluída. Até ate na Europa algumas bebem cerveja como forma de alimentação pela manhã.

10) A zitologia é a ciência que estuda a cerveja. Parece balela, mas o estudo envolve desde métodos de produção, estocagem, ingredientes, harmonização, análise sensorial e muito mais.

 

Com informações de Taynã Feitosa –  A Gazeta

Foto: Reprodução