segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA TSE manda redes sociais excluírem fake news que liga Instituto Lula ao...

TSE manda redes sociais excluírem fake news que liga Instituto Lula ao Ipec

BRASIL – O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Paulo de Tarso Sanseverino determinou neste domingo (4) que as redes sociais Twitter, Facebook e TikTok retirem vídeos falsos que apontavam o Instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) no mesmo endereço do Instituto Lula. O conteúdo falso passou a circular no último dia 31. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.

“O perigo na demora da prestação jurisdicional também foi suficientemente demonstrado, pois, como afirmado à inicial, as publicações que contêm informações inverídicas estão sendo postadas no período crítico do processo eleitoral, em perfis com alto [número] de seguidores e gerando um alto número de visualizações, o que possibilita, em tese, a ocorrência de repercussão negativa de difícil reparação na imagem do candidato”, disse Sanseverino.

O ministro também havia determinado, neste sábado (3), a remoção de vídeos com falas adulteradas do ex-presidente Lula.

De acordo com representação entregue ao TSE, a Coligação Brasil da Esperança sobre o Ipec e o Instituto Lula “tinha o intuito de “descredibilizar o resultado das pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Ipec e dar a entender que o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva seria beneficiado, de maneira ilegal, pelas pesquisas eleitorais”.

A pesquisa Datafolha, divulgada nesta última quinta-feira (1), mostrou que o ex-presidente lidera, com 45% dos votos.