quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Início POLÍTICA Elizabeth Valeiko chama Luiz Castro de “bandido” após ele citar ‘caso Flávio’...

Elizabeth Valeiko chama Luiz Castro de “bandido” após ele citar ‘caso Flávio’ em debate com Arthur

AMAZONAS – Ex-primeira dama de Manaus, Elizabeth Valeiko se descontrolou nos bastidores do debate entre candidatos ao Senado Federal pelo Amazonas, promovido pelo Portal ACrítica e transmitido ao vivo pelo YouTube nesta quinta-feira (15).

No primeiro bloco do debate, em confronto direto entre Arthur Neto (PSDB) e Luiz Castro (PDT). O pedetista questionou se a palavra ‘Respeito’, usada por Arthur em sua campanha era apenas slogan ou servia para “basear as atitudes reais” do ex-prefeito. Castro completou afirmando que Arthur tem evitado falar de “episódios em que foi envolvido direta ou indiretamente”.

Em sua resposta, Neto disse “respeito, Luiz Castro, é fazer a sério o que você deixou de fazer depois do caso Dantas”. O ‘caso Dantas’ foi um escândalo de corrupção na Seduc (Secretaria Estadual de Educação), denunciado pelo empresário Francisco Dantas, dono da Dantas Transportes. A denúncia dava conta de suspeita de superfaturamento de R$ 46,6 milhões em contrato assinado pela pasta, à época comandada por Luiz Castro.

Em sua réplica, Luiz Castro relembrou que o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) aceitou as justificativas apresentadas por ele na defesa, e que “o próprio Dantas nunca me acusou e eu tive a ombridade de sair do governo para me defender fora do poder”, afirmou.

Em seguida, Castro relembrou o ‘caso Flávio’: “Arthur, eu toquei no seu calcanhar de Aquiles. Em relação ao caso Alejandro, o senhor não teve a mesma atitude”.

Nesse momento, Elizabeth Valeiko, mãe de Alejandro gritou da plateia: “Bandido!”. O sistema de áudio do estúdio captou a interferência de Elizabeth, que foi transmitida ao público que assistia o debate. A mediadora Isabella Pina pediu que a plateia não se manifestasse.

Após a interrupção, Luiz Castro prosseguiu: “Não estou acusando o Alejandro de ser culpado. Estou dizendo para o público que a atitude do ex-prefeito Arthur, dominado pelo sentimento da sua esposa que está gritando na plateia, demonstra que ele perdeu o respeito que ele tinha pela causa pública”, finalizou.

Assista:

No final do primeiro bloco, a produção concedeu direito de resposta a Arthur, mas ele não respeitou o tema do direito de resposta e foi repreendido pela apresentadora Isabella Pina, que pediu para ele se ater ao tema. Na plateia, Elizabeth Valeiko, foi abraçada e amparada pelos assessores da campanha de seu marido.