terça-feira, 27 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA “Eu não vou fracassar”, diz Lula, que aposta tudo no crescimento da...

“Eu não vou fracassar”, diz Lula, que aposta tudo no crescimento da economia

Brasil – Em tom assertivo e quase dramático, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na manhã desta quinta-feira (6) separando cada palavra, pausadamente: “Eu não vou fracassar”. E completou: “Eu vim para presidir esse país para que esse país tenha sucesso e para isso é preciso que o governo tenha sucesso”.

Durante um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, Lula deixou patente que irá começar a grande batalha de seu governo a partir de agora: o crescimento econômico e a geração de empregos.

“A minha obsessão nos primeiros 100 dias era retomar as políticas sociais que deram certo. Agora, a obsessão é fazer a economia voltar a crescer, voltar a funcionar”, disse Lula, que repetiu: “Minha obsessão é o crescimento econômico e a geração de emprego”.

O presidente ironizou os jornalistas liberais e conservadores que o ridicularizaram em 2003, quando anunciou que o país estava às portas do “espetáculo do crescimento”. Era o sexto mês de seu primeiro mandato. Ao final de 2004, o Brasil cresceria 5,2%, para espanto de muitos. Lula referiu-se a este número na coletiva desta manhã. Disse que não ousaria repetir a expressão, porque o cenário é outro e o governo está ainda há pouco mais de três meses de seu mandato. Mas que o país terá um crescimento vigoroso à frente.

“Disseram que eu dei sorte no primeiro mandato”, continuou a ironizar Lula, e acrescentou: “Pois eu acho que estou dando sorte de novo”.

Três batalhas cruciais para o novo ciclo são as da queda dos juros, do arcabouço fiscal e da reforma tributária. Com sua declaração em tom quase dramático, Lula deixou patente: sabe que o jogo pesado irá começar agora.

Fonte: Revista Fórum