sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início BRASIL Justiça anula demissão de mulher que estava com maconha no trabalho

Justiça anula demissão de mulher que estava com maconha no trabalho

Marijuana joint, close up. Free public domain CC0 photo.

Brasil – A Justiça anulou a demissão por justa causa de uma empregada que portou maconha no ambiente de trabalho. Para o juiz Flavio Antônio Camargo de Laet, da 13ª Vara do Trabalho de Guarulhos (SP), não há previsão legal para dispensa por mero porte de droga.

A empresa, do setor de logística e transporte, afirma que a funcionária utilizou a droga dentro do ambiente de trabalho, durante o expediente. A maconha foi encontrada no armário da funcionária, em uma bolsa, após uma revista pessoal de rotina.

Os empregadores afirmam que a funcionária cometeu ato de indisciplina, com fundamento no artigo 482, “h”, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para o magistrado, “apenas portado o entorpecente, durante seu expediente na reclamada, não gerou qualquer prejuízo à relação de emprego existente entre as partes”.

“No mais, não há comprovação — e sequer alegação — de que a obreira tenha feito o uso de droga no ambiente de trabalho e durante a jornada de trabalho, como falsamente asseverou a reclamada em sua defesa.”

Camargo de Laet condenou a companhia ao pagamento do aviso prévio indenizado proporcional e projeções, do 13º salário proporcional, das férias proporcionais, com a parcela de um terço, e do FGTS integral somado à multa de 40%.

Fonte: Metrópoles