domingo, 8 de fevereiro de 2026
Início POLÍTICA Saída de Aras da PGR deve culminar em nova investigação contra Bolsonaro...

Saída de Aras da PGR deve culminar em nova investigação contra Bolsonaro pela pandemia de Covid-19

BRASIL – Com o fim do mandato de Augusto Aras à frente da Procuradoria Geral da República (PGR), deve ser aberta mais uma frente de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): as responsabilidades na pandemia da Covid-19. As informações são da jornalista Raquel Landim, da CNN Brasil.

O atual procurador-geral, Augusto Aras, blindou o ex-presidente de eventuais crimes cometidos na gestão da doença.

A recondução de Aras, no entanto, está praticamente descartada por Lula. Os mais cotados para ocupar o cargo — os subprocuradores Antonio Carlos Bigonha e Paulo Gonet Branco — estão dispostos a retomar as investigações.

Em julho, pouco antes do recesso do Judiciário, o ministro Gilmar Mendes anulou uma decisão da Justiça do Distrito Federal que arquivou parte de uma investigação sobre suspeitas de irregularidades na pandemia.

São alvos da investigação o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazzuello, o ex-número 2 da pasta o coronel Élcio Franco, a ex-secretária da Saúde Mayra Pinheiro, conhecida como capitã cloroquina, e o ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten. Os envolvidos têm negado qualquer irregularidade.

A investigação é resultado da CPI da Covid e suspeita da prática de crimes como epidemia com resultado morte, emprego irregular de verbas pública, prevaricação e comunicação falsa de crime. Gilmar pediu manifestação da PGR.

Na avaliação de fontes da PGR e do STF, “tudo o que o Supremo se recusou a arquivar sobre a pandemia será passível de revisão”.