sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início BRASIL Manuscrito antigo descoberto por brasileiro fala da infância de Jesus

Manuscrito antigo descoberto por brasileiro fala da infância de Jesus

Durante muitos anos, um manuscrito permaneceu ignorado na Biblioteca Estadual e Universitária Carl von Ossietzky de Hamburgo. Recentemente, pesquisadores, incluindo o brasileiro Gabriel Nocchi Macedo, decifraram o documento e o identificaram como o registro mais antigo da infância de Jesus Cristo, datado de 1.600 anos. Originalmente considerado uma nota privada, o manuscrito é uma cópia do evangelho apócrifo de Tomé.

Os papirologistas Lajos Berkes e Gabriel Nocchi Macedo determinaram que o fragmento foi um exercício escolar, evidenciado pela caligrafia irregular. Medindo 10 por 5 centímetros, o documento contém 13 linhas em grego e relata um milagre de Jesus aos 5 anos, quando ele criou pardais de barro e os deu vida. A descoberta, publicada na revista “Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik”, confirma que o Evangelho da Infância segundo Tomé foi originalmente escrito em grego e oferece novos insights sobre a transmissão do texto nos primórdios do Cristianismo.

Segundo os pesquisadores, o fragmento é datado entre os séculos IV e V, sendo o exemplar mais antigo conhecido desse evangelho. A importância dessa descoberta está na obtenção de novos conhecimentos sobre a transmissão de textos cristãos antigos e na confirmação das origens gregas da obra.