Em entrevista, Datena diz: “eu fui demitido da Globo por causa da campanha do Lula”

O jornalista e pré-candidato à prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) revelou que foi demitido da Globo em 1989 por apoiar Lula na disputa contra Collor.

A história circulou na imprensa por anos, e Datena confirmou sua veracidade, reiterando seu apoio a Lula na época.

“Eu sou mais ponderado hoje do que na juventude. Você mencionou que fiz campanha para o Lula e fui demitido da Globo por isso. É verdade. Naquela época, era Lula contra Collor, um dos maiores ladrões e corruptos que este país já viu”, afirmou Datena.

“Entre Lula e Collor, eu escolhi Lula e acho que fiz bem. Lula perdeu a eleição, e eu fui demitido exatamente por isso”, acrescentou.

Datena também declarou que o governo Lula foi melhor do que o de Bolsonaro, negando ter apoiado o ex-presidente em 2022.

“Claro que foi o Lula, é óbvio que foi o Lula. O melhor governo foi o do Lula. Ele teve três mandatos e foi ajudado pela situação externa, como a quebra do Lehman Brothers e a crise financeira internacional. Tivemos a sorte de ter os bancos saneados pela CPI do Banestado, o que atraiu investimentos. Lula realmente fez dois bons governos, mas foi ajudado pelo cenário político externo”, explicou.

Ele também condenou o ataque de 8 de janeiro, distanciando-se do bolsonarista Nunes: “Aquilo foi uma tentativa de golpe explícita. Completamente explícita. Isso é inegável. Quem nega essa tentativa de golpe quer negar a história brasileira”, concluiu.