quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
Início BRASIL Cinco missões de observação nacionais vão acompanhar as eleições municipais

Cinco missões de observação nacionais vão acompanhar as eleições municipais

As eleições municipais de domingo (6) contarão com a presença de cinco missões de observadores nacionais, uma prática comum em todos os pleitos. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgadas nesta quinta-feira (3), as equipes credenciadas percorrerão 23 estados para garantir a transparência e a integridade do processo eleitoral. Ao todo, 259 profissionais estarão envolvidos na fiscalização, com exceção dos estados do Amapá, Piauí e Tocantins, que não receberão observadores nacionais.

O grupo de observadores inclui representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), da Transparência Eleitoral Brasil, da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (Anadep), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O TSE afirma que essas missões ajudam a aperfeiçoar o processo eleitoral e a aumentar a confiança nas eleições.

Além dos observadores nacionais, as eleições também contarão com missões internacionais. A Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Parlamento do Mercosul (Parlasul) já firmaram acordos com o TSE para acompanhar o pleito.

O primeiro turno das eleições está agendado para este domingo (6). O segundo turno, se necessário, ocorrerá em 27 de outubro em 103 municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato à prefeitura obtiver mais da metade dos votos válidos no primeiro turno.