sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA PT responsabiliza emendas parlamentares por desempenho abaixo do esperado nas eleições

PT responsabiliza emendas parlamentares por desempenho abaixo do esperado nas eleições

Manifestantes protestam atrás de bandeira do PT em São Paulo 17/08/2015 REUTERS/Nacho Doce

Nesta terça-feira (8), a Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) comentou os resultados das eleições municipais, culpando as “emendas parlamentares bilionárias” pela vitória de candidatos da centro-direita e direita no Congresso. O PT, que esperava conquistar entre 400 e 500 prefeituras, ficou com 248, um aumento em relação às 183 cidades em 2020.

O partido destacou a resiliência de sua militância, afirmando que a passagem de 183 para 248 prefeitos e a disputa em 13 cidades, incluindo quatro capitais (Fortaleza, Porto Alegre, Cuiabá e Natal), são provas de sua luta. A nota enfatiza que a soma de votos dos candidatos do PT aumentou de 6,9 milhões para 8,8 milhões.

“Os resultados refletem o compromisso e a dedicação de nossa militância. Devemos avaliar nossos acertos e falhas na tática eleitoral para fortalecer o partido e nosso projeto”, afirma o PT.

A sigla também se comprometeu a concentrar esforços nas 13 cidades do segundo turno, com especial foco na eleição de Guilherme Boulos em São Paulo. O PT reafirmou seu compromisso de unir o campo popular e democrático contra a extrema direita.

Nota Oficial do PT:

O resultado do primeiro turno de 2024 mostra o início da recuperação do PT nos municípios, em um contexto que favoreceu a eleição de candidatos com acesso a emendas parlamentares. O partido se destaca por ter reeleito prefeitas e prefeitos em grandes cidades, e por ter aumentado a presença de vereadores, passando de 2.668 para 3.118.

A comissão ressaltou a importância de avaliar a estratégia eleitoral e reiterou o compromisso do PT em lutar contra a extrema direita, engajando-se em campanhas de outros partidos que compartilhem esse objetivo.