terça-feira, 27 de janeiro de 2026
Início BRASIL Para evitar aborrecimentos, petistas evitam mencionar Marisa Letícia, diz site

Para evitar aborrecimentos, petistas evitam mencionar Marisa Letícia, diz site

Para evitar possíveis descontentamentos da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, petistas teriam optado por omitir menções a Marisa Letícia, ex-esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em pelo menos duas ocasiões. A informação foi revelada no podcast Janja, do portal UOL, lançado nesta segunda-feira (9).

Em um dos episódios, ocorrido no Diretório do PT em Brasília, uma funcionária teria removido uma placa com o nome de Marisa Letícia do estúdio do local, além de esconder fotos da ex-primeira-dama antes de uma visita de Janja.

O segundo caso gerou forte repercussão pública. Em fevereiro, o perfil oficial de Lula no X alterou uma homenagem ao aniversário de 44 anos do PT, removendo uma referência a Marisa como autora da primeira bandeira do partido. Após críticas, incluindo um protesto de Luís Cláudio Lula da Silva, filho de Marisa, a postagem foi apagada e republicada com a menção corrigida.

Embora o UOL afirme que as decisões não partiram de Janja, a percepção dentro do governo seria de que há uma sensibilidade em torno da comparação entre a atual e a ex-primeira-dama. Essa impressão teria sido reforçada por declarações de Janja ao Fantástico antes da posse de Lula, quando afirmou que sua relação com o presidente representava uma “soma” inédita.

– Antes, só olhavam para ele. Hoje, ele tem um complemento, uma soma, que sou eu – disse Janja na ocasião.