Cheia avança e Rio Negro atinge 30 metros neste sábado.

O nível do Rio Negro atingiu a marca histórica de 30 metros, durante metragem oficial da Defesa Civil de Manaus, na manhã deste sábado (5). Essa já é a maior cheia dos últimos 119 anos. A capital do Amazonas segue em situação de emergência.

A então maior cheia da história foi registrada em 2012, quando o nível das águas atingiu 29,97 metros. Na última terça-feira (1º) essa marca foi ultrapassada, com o nível do Rio Negro em 29,98 metros de profundidade.

Ainda em abril já existiam estudos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que previam que o nível das águas ia chegar aos 30 metros, algo que se concretizou neste sábado.

A expectativa é de que o fenômeno da vazante seja visto em breve, com o período da subida das águas bem próximo de terminar.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, pelo menos 15 bairros sofrem com a cheia de 2021 e cerca de quatro mil famílias devem ser beneficiadas com um auxílio de R$200.

Atualmente, na capital, os bairros mais afetados são Betânia, Educandos, Centro e Aparecida. Por conta disso, linhas de ônibus foram desviadas no Centro de Manaus, devido ao avanço das águas na região.