Surto de contaminação por Tucumã é considerado controlado no Amazonas

Manaus/AM – No início da tarde desta quinta-feira (22), foi considerado controlado o surto de infecções por tucumã, que contaminou 48 pessoas em Manacapuru, no Amazonas. A confirmação foi realizada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

Segundo informações do órgão, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), desde a notificação do primeiro caso de infecção, no início do mês, que matou uma criança e outra pessoa continua internada, nenhum novo caso foi notificado nas últimas 24 horas no Amazonas.

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, aponta que o surto de DTA em Manacapuru é considerado controlado, devido à ausência de notificação de novos casos. “A FVS-RCP considera que o surto de DTA em Manacapuru foi controlado, já que não há mais notificações de novos casos há mais de 24 horas”, detalha.

Algumas amostras de água e tucumã de Mancapuru foram coletadas e ainda estão passando por análise laboratorial. A previsão é que o resultado seja divulgado em até 15 dias, segundo a FVS.