Avanço de vacinação faz prefeitura de Manaus avaliar retorno de grandes eventos na cidade

Foi criado nesta semana, pela prefeitura de Manaus, a “Comissão Especial de Organização de Eventos Festivos”. Ela tem o objetivo de avaliar a retoma de eventos de grande porte na capital amazonense.

Segundo a prefeitura, a medida se faz necessária para a retomada de atividades econômicas na cidade, além do fato de 84% da população da cidade estar imunizada com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, a queda de 50,6% no número de óbitos, de 65,2% na taxa de letalidade e de 49,3% na taxa de mortalidade, .

Com a publicação do decreto nº 5.122/2021, o planejamento de eventos como o aniversário de Manaus, Natal, Réveillon e o Carnaval está autorizado a começar. No entanto, segundo a prefeitura, os eventos em si só poderão serem realizados quando mais de 70% da população acima dos 18 anos tenha completado o esquema de vacinação contra a Covid-19 – com as duas doses ou a dose única do imunizante da Janssen –, além precisar da autorização da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa).

“A liberação seguirá critérios rígidos e levará em conta os números de vacinados na capital e outros dados que refletem o estado da pandemia na cidade”, afirma o chefe da Casa Civil de Manaus, Tadeu de Souza.

De acordo com o Vacinômetro da Prefeitura de Manaus, mais de 1,5 milhão de doses foram aplicadas no município, sendo que 84% da população recebeu pelo menos a primeira dose e 26% tomou a segunda dose do imunizante ou a dose única da Janssen.