Vinte e dois gatos vão à Justiça contra síndico de condomínio que tentar retirar os animais do local

Um grupo de 22 gatos de um condomínio de João Pessoa, na Paraíba, entrou na Justiça contra o Conselho Administrativo e o síndico do próprio condomínio, que tentam expulsa-los do local. Os autores da ação são os próprios animais, assistidos judicialmente pelo Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas.

A ação é assinada pelos 22 gatos residentes do condomínio: Mãe de Todos, Mostarda, Pretinha, Escaminha, Bubuda, Guerreiro, Wesley, Pérola, Medroso, Juliete, Assustado, Preta, Atleta, Aparecido, Rainha, Esposo, Doida, Branca, Oncinha, Maria-Flor, Matuto e Sol.

De acordo com moradores do condomínio, os gatos vivem no local há muitos anos, antes até da presença dos próprios moradores. As pessoas que residem ali colocam água, comida e levam os animais a médicos veterinários quando necessário. No entanto, a administração do condomínio passou a notificar os moradores para que não cuidem mais dos bichos.

Representantes do Núcleo de Justiça Animal da UFPB, o Conselho Administrativo e o síndico do condomínio se reuniram em maio para tentar chegar a um acordo, mas sem sucesso. Os moradores relatam que a quantidade de notificações aumentou e o caso foi parar na Justiça.

A ação cita que todos os gatos são castrados, vermifugados e regularmente tomam vitaminas. O documento também mostra imagens de alguns dos gatos recorrendo ao lixo após o condomínio proibir moradores de alimentarem os animais.