Após tomar o Afeganistão, Talibã ordena o encerramento da vacina contra a Covid no país

O Talibã, grupo extremista que está em uma campanha de conquista em vários territórios ao redor do Afeganistão, ordenou a paralisação da vacinação contra a Covid-19 nos locais onde já invadiram. As informações são do Portal IG.

Até o momento, sabe-se que na província de Paktia, no leste do Afeganistão, membros do Talibã ordenaram que a vacinação fossem interrompidos após tomarem a cidade.

Walayat Khan Ahmadzai, que ocupava o cargo de diretor provincial de saúde em Paktia, disse que o Talibã alertou funcionários do hospital regional da província para que eles parassem imediatamente a distribuição de doses de vacinas contra a Covid-19. Logo em seguida, a enfermaria onde os imunizantes eram aplicados foi fechada.

O avanço do Talibã na conquista de territórios ao redor do Afeganistão tem acontecido cada vez mais rápido. Para se ter uma ideia, o presidente afegão, Ashraf Ghani, resolveu fugir do país conforme os extremistas se aproximavam da capital, Cabul, que era a última grande cidade ainda controlada oficialmente pelo governo.