FVS-RCP confirma seis casos da variante Delta da Covid-19 no Amazonas

Foi confirmado nesta quarta-feira, dia 18, pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) seis casos de Covid-19 pela variante Delta, identificada inicialmente na Índia, Estado.

Dos seis casos confirmados, quatro são de pessoas que vivem em Manaus – duas mulheres (de 40 e de 41 anos) e dois homens (de 16 e de 74 anos). Os outros dois são de Maués (duas mulheres de 35 e de 59 anos). Os pacientes apresentam febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse, coriza, lombalgia, mialgia e dor de cabeça.

As pessoas que testaram positivo relataram terem viajado aos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro ou terem tido contato com parentes que estiveram nesses dois últimos estados.

Quatro pacientes apresentaram esquema vacinal completo contra  a Covid-19, um estava com a aplicação da primeira dose e um não havia sido vacinado.

A FVS-RCP recebeu a notificação, na noite de terça-feira (17/08), da Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazonas), órgão responsável pelo sequenciamento genômico do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Amazonas, a partir das amostras coletadas e processadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/FVS-RCP). O resultado obtido foi a partir das análises de 400 amostras de casos confirmados de Covid-19 identificadas inicialmente pelo Lacen- FVS-RCP e triadas usando o protocolo em tempo real para as variantes Alpha, Beta e Gamma.