Ministério Público prende três pessoas por fraudes imobiliárias em Manaus

A Operação Nosso Lar do Ministério Público do Amazonas prendeu, nesta sexta-feira (20), Luiz Ramon de Souza, Rose Anne de Oliveira Souza e Franciane Gomes da Silva, por esquema de fraudes imobiliárias em Manaus. O golpe era aplicado através da venda de imóveis com condições atrativas.

Para o Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), o trio anunciava a venda de imóveis pela Cooperativa Habitacional Nosso Lar, mediante financiamento próprio, nas redes sociais e TV, fazendo os consumidores acreditarem que rapidamente poderiam adquirir seu imóvel próprio.

De acordo com informações, as vítimas no entanto, acabavam por adentrar em dívida sem fim, pois nunca tinham acesso aos supostos empreendimentos imobiliários, não viam avanços nos empreendimentos e não tinham retorno da empresa após os devidos pagamentos. Dezenas de clientes recorreram à Justiça do Amazonas para receber o dinheiro pago aos investigados.

Em um processo ajuizado neste mês, um cliente da incorporadora alegou que já havia pago R$ 26,1 mil durante dois anos, mas, ao procurar o local do futuro imóvel, constatou que as obras sequer haviam sido iniciadas. O homem afirmou que buscou esclarecimentos sobre a empresa e foi informado que ela estava irregular no âmbito fiscal, trabalhista e empresarial.

As investigações apontam para a existência de centenas de vítimas do golpe no Amazonas. Conforme o MP, a prisão dos três foi solicitada para “cessar a atividade criminosa e evitar a fuga dos acusados, além de medidas assecuratórias visando ressarcir os prejuízos das vítimas, que somam vultosas quantias.

Essas três pessoas que são alvos da Operação Nosso Lar, são investigados pelos crimes de estelionato, contra a relação de consumo, contra a economia popular, afirmação falsa ou enganosa, publicidade enganosa, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Nesta sexta-feira, além da prisão, eles foram alvos de quatro mandados de busca e apreensão.