Justiça do Amazonas determina que reportagens sobre proxalutamida sejam removidas do site ‘O Globo’

A Justiça do Amazonas deu parecer favorável para o pedido de Luis Alberto Saldanha Nicolau, presidente do Grupo Samel, irmão do deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) contra reportagens do jornal O Globo.

O juiz Manuel Amaro de Lima, da 3ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho do Amazonas, mandou retirar do site do Globo três reportagens publicadas no blog da Malu Gaspar que expunham inconsistências e suspeitas de fraude em ensaio clínico da proxalutamida, remédio sem eficácia comprovada contra a Covid-19.

Esta decisão atende a um pedido de Luis Alberto Saldanha Nicolau, diretor da rede de hospitais privados Samel, uma das patrocinadoras do estudo.

Nicolau argumenta que as matérias ofendem sua “honra, imagem e reputação”.

A publicação do material levou à abertura de uma investigação pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, um inquérito civil público e de um procedimento criminal no Ministério Público Federal do Amazonas – todos ainda em curso.

O GLOBO está recorrendo da decisão, por considerar que a censura é inconstitucional. O jornal sustenta que o conteúdo das reportagens, além de acurado, é de interesse público.

A defesa argumenta ainda que a decisão de impedir a sua circulação e proibir a divulgação de novas informações a respeito do tema interdita o debate a respeito da controversa eficácia da proxalutamida no tratamento da COVID-19.