FVS confirma a 1ª morte por síndrome associada a ‘doença da urina preta’ no Amazonas

Manaus – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) confirmou uma morte por rabdomiólise, no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus) na madrugada deste sábado (28). A síndrome é associada a “doença da urina preta”.

Trata-se de uma mulher, de 51 anos, que estava internada desde sexta-feira (27) no Hospital Regional José Mendes, oriunda da Vila do Novo Remanso, zona rural da cidade.

Ao todo, são 26 casos notificados de rabidomiólise, sendo 24 de Itacoatiara, um de Caapiranga e um de Manaus.

A FVS-RCP, em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), enviou na quinta-feira (26) uma equipe técnica para monitorar o surto de rabdomiólise no município. Os técnicos seguem atuando na investigação do surto no local e dando suporte às ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara (Semsa/Itacoatiara).

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Torquato Tapajós, nº 4.010, bairro Colônia Santo Antônio, zona norte de Manaus. Os contatos telefônicos da instituição são (92) 3182-8550 e 3182-8551.