Visando as eleições de 2022, Eduardo Braga cria fake news com reportagens de mais de seis atrás

Buscando se manter no páreo para as eleições de 2022, quando deve concorrer ao Governo do Estado, o senador Eduardo Braga (MDB/AM) usou as suas redes sociais neste sábado (4) para publicar uma matéria de quase seis meses atrás de um aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no diesel, como se fosse atual, e simular críticas ao Governo do Amazonas.

No post de hoje, Braga inseriu um print de um portal do Amazonas, cuja publicação foi feita no dia 30 de março de 2021, e trata da realização de uma audiência pública para debater o preço do diesel no Estado. A mudança na base de cálculo do imposto ocorreu, na época, em todo o Brasil, atendendo a um entendimento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Logo após a publicação do senador do MDB, o governador do Amazonas rebateu o post em sua conta no Twitter. “É mentirosa e leviana a afirmação feita pelo senador Eduardo Braga e o jornal ligado a sua família sobre aumento de ICMS do diesel (no Amazonas)”, afirmou Lima.

O Amazonas tem uma das menores alíquotas de ICMS do Brasil, segundo o portal “Valor Econômico”. O veículo de comunicação noticiou que o governo do estado amazonense mantém um dos menores índices de ICMS do País, com apenas 25% sobre o preço dos combustíveis.