Para crescer e ter sucesso na vida profissional vale tudo? Tem gente que prefere seguir pelo caminho natural das coisas e procura suas melhoras, buscando conhecimento, aperfeiçoamento e relacionamento saudável com seus empregadores. Por outro lado, há aqueles que preferem ir por outro caminho, escolhendo bajular, tirar vantagens e lucrar em cima disso. O que acontece com o segundo tipo é, que um dia, a casa cai.
Alex Mendes Braga, jornalista atuante na política, deixou na manhã desta quarta-feira (8) o Grupo Diário de Comunicação. Após pouco mais de um ano na rádio, no jornal impresso na apresentação do programa Amazonas Diário, Alex ficou conhecido por enxovalhar o atual governador do estado e favorecer políticos aliados de seus parceiros. O que poucos sabem é que Alex foi só uma peça no jogo, manipulado pelo senador Eduardo Braga (MDB), suposto principal financiador do jornalista.
É de conhecimento de todos que o senador Eduardo Braga tem um acordo com o empresário e sobrinho Cyro Batará Anunciação, um dos sócios do Grupo Diário. Cyro é casado com a sobrinha legitima do senador. Ambos financiavam Alex Braga para desgastar a imagem e a gestão do Governador do Amazonas Wilson Lima (PSC), com o intuito de mobilizar a opinião pública e enfraquecer a administração estadual.
Segundo fontes ligadas ao jornalista, Alex Braga rompeu relações com seus “patrocinadores” após ficar meses sem receber salário de ambos os aliados.
Ainda segundo o que reverbera nos bastidores da política local é que Eduardo Braga se decepcionou com a fraca atuação de Mendes, e resolveu “quebrar o contrato” com o jornalista, que ficou a ver navios.
O jornalista do Blog Observatório é envolvido em várias polêmicas, no ano passado, pouco antes de fazer o “acordo” com o senador e entrar para o Grupo Diário, Alex havia morado em Boa Vista (RR). Na cidade, se envolveu em vários conflitos. Chegou a apresentar um programa de televisão na Rede Cidade, filiada da TV Gazeta, onde denunciava políticos e empresários do estado. O Senador de Roraima Teomário Mota (PROS), chegou a acusar o jornalista de extorsão.
“O blogueiro surgiu do nada e vive atacando e denegrindo a imagem de políticos e empresários do estado, com o objetivo de extorquir essas pessoas”, disse Teomário, na época. Para o senador, o blogueiro só parava com os ataques, caso recebesse algo em troca.
Conhecido por acentuada “brabeza” e personalidade autoritária, o jornalista foi alvo de chacota no meio jornalístico e político no ano passado, quando “vazou” nudes de seu membro, em grupos de whatsapp. Quem viu, desaprovou o tamanho e a higiene do órgão sexual do jornalista.
Outra situação que deixou o amazonense em dúvida quanto à índole de Alex foi no caso do suposto atentado à vida que o jornalista sofreu. Braga contou que o sair da empresa em direção à sua residência, o veículo que dirigia foi seguido e sofreu uma forte batida na traseira por um carro de modelo Jeep. Após a colisão, o motorista do Jeep e demais passageiros saíram do veículo e agrediram o apresentador. Os autores do atentado nunca forma encontrados.
Várias foram as especulações sobre o caso, testemunhas disseram que parecia coisa combinada, enquanto outras consideraram que se tratava de armação para chamar a atenção da mídia.