Empresário do setor de pesca é principal alvo de operação da Polícia Civil

Foi realizado nesta quinta-feira (30) a segunda fase da Operação Gleba, que teve como principal alvo o empresário do ramo de pesca José Erivaldo Vale Barbosa. A ação foi realizada pela Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor) e visa investigar a obtenção de títulos definitivos de terras por meio fraudulento, dentro da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect).

Ao todo, 11 mandatos de busca e apreensão foram cumpridos nesta quinta-feira. Segundo o delegado Guilherme Torres, titular da Deccor, foram apreendidos documentos fraudulentos da posse de terrenos localizado na avenida das Torres.

Segundo as investigações, José Erivaldo é suspeito de fraudar aquisição de títulos públicos e de ter agido com a ajuda de funcionários da SECT. Ele está sendo indiciado pelo crime de falsidade ideológica.

De acordo com as investigações, o empresário é responsável por adquirir terreno de 11 mil metros quadrados de forma irregular, na avenida das Torres, e dividi-lo em 11 partes, entre funcionários e servidores da SECT.

O empresário já responde a mais de dez processos na Justiça do Amazonas. De acordo com informações do site do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), dois processos em andamento na Vemaqa (Vara do meio Ambiente e Questões Agrárias); um em andamento da 15.ª Vara Cível e de Acidente de Trabalho; um processo em andamento na 5.ª Vara Cível e de Acidente de Trabalho; um processo em andamento na 18.ª Vara Cível e de Acidente de Trabalho;  um processo em andamento  em segredo de Justiça. Processos em andamento no 2.º grau: um recurso.