Servidora pública da saúde denuncia desrespeito por parte de motorista de transporte coletivo

Uma servidora pública da área da saúde entrou com uma denúncia contra um motorista de ônibus da empresa de transporte coletivo Via Verde, e que trabalha na linha 217 em um veículo de placa JXT-0564. Segundo ela, o condutor do coletivo não teria respeitado a Lei 5.599, de 29 de setembro de 2021, que dá isenção a servidores da saúde para andarem de ônibus na capital.

“Apresentei meu crachá de servidora pública, minha carteira profissional ao motorista, mas ele foi grosseiro e me disse assim o que não tinha nada haver com isso. Falei que se tratava de uma lei, inclusive mostrei a ele, mas ele deu uma gargalhada e falou em tom alto que esse negócio de lei era uma forma da gente se da bem”, relata a denunciante.

Vale ressaltar que a Lei 5.599 entrou em vigor oficialmente no dia 15 deste mês, o que torna ilegal a atitude tomada pelo dito motorista. Confira a Lei publicada no Diário Oficial do Estado:

“Eu permaneci firme e disse a ele que eu iria descer pela frente porque nos estava respaldada pela lei da isenção de passagem, mas ele disse todo tempo em tom alto eu não ia descer do ônibus enquanto eu não pagasse a passagem”, afirma.

Diante de tal situação, a denunciante ainda tentou gravar um vídeo do momento, mas acabou sendo interrompida pelo motorista, que disse que ela não faria aquilo [gravar] ali. Confira o vídeo: 

De acordo com a denunciante, o dito motorista a xingou e tentou incitar os demais passageiros do coletivo contra ela. “Desci ouvindo os xingamentos do motorista, me chamando de lisa e que naquele ônibus eu não entrava mais”.