Ministro da Saúde visita Manaus e participa de evento sobre o combate à Malária no Estado

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visita neste sábado (6) o Amazonas. Acompanhado do governador do Estado, Wilson Lima, o ministro visitou a estrutura do novo Hospital do Sangue, da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), em fase final de construção, e participou da abertura da mobilização social de educação em saúde “Brasil Sem Malária”, realizada em alusão ao dia de combate à doença nas Américas.

Combate à malária

O “Brasil sem Malária” é uma é promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), e ocorre no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona norte da capital.

O Amazonas foi escolhido para sediar a ação após registrar redução de 7% no número de casos de malária entre janeiro e outubro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020, segundo dados da FVS-RCP. Nesse período foram notificados 46.842 casos da doença, ante a 50.418 casos em iguais meses de 2020.

Indicadores – Ao todo, 14 municípios são responsáveis por 80% dos casos da doença no Amazonas, sendo eles Barcelos (7.535), São Gabriel da Cachoeira (7.120), Manaus (3.685 Casos), Tefé (2.779), Tapauá (2.475), Carauari (2.014), Santa Isabel do Rio Negro (1.877), Coari (1.717), Lábrea (1.577), Maués (1.576), Canutama (1.502), Guajará (1.454), Atalaia do Norte (1.382) e Humaitá (1.242).

Apesar da redução, o Amazonas concentra o maior número de casos da doença no país, como também é o estado com a maior parte da floresta amazônica, sendo esse um agravo que atinge majoritariamente populações residentes em áreas rurais. O desafio do estado é conciliar a preservação da saúde da população rural, permitindo que ela conviva de maneira saudável e harmoniosa com a floresta.

O Amazonas é pioneiro no tratamento do novo medicamento de tratamento da malária vivax, com a tafenoquina, sendo ela mais uma estratégia para combater e eliminar este tipo de malária, mais comum na nossa região.

Hospital da FHemoam

O novo Hospital da Fundação conta com investimentos de R$ 60.973.633,17, com recursos estaduais e federais. Desse total, cerca de R$ 20 milhões são da contrapartida do Governo do Amazonas.

A nova unidade contará com mais de 190 leitos para o tratamento de doenças do sangue. Serão 156 para internação e 34 voltados para diversas finalidades, como: emergências e pacientes que dependem de isolamento. Além disso, o prédio conta com cinco andares, UTI adulto e infantil, farmácia 24 horas, centro cirúrgico, entre outras finalidades.