Bebês são internados após receberem vacina da covid-19 por engano

SÃO PAULO – Um bebê de dois meses e outro de quatro meses, precisaram ser internados por conta de uma forte reação após terem recebido doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 no lugar da vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra uma bactéria responsável por infecções no nariz, meninge e garganta. O caso ocorreu na última quarta-feira (1) em Sorocaba, interior de São Paulo.

A mãe de uma delas contou que, por conta dos sintomas, chegou a levar a criança à Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste.

“Eu dava de mamar e ela já vomitava. Começamos a dar banho e remédios, mas a febre não baixava”, relatou.

No dia seguinte a tarde, ela recebeu uma ligação pedindo para retornar ao local, onde encontrou o secretário de Saúde, Vinicius Rodrigues, e foi informada do erro ocorrido. Já a outra mãe estava em casa quando recebeu uma visita do secretário.

Após a internação, as duas crianças não tiveram mais sintomas. Elas não precisaram de remédio, mas receberam soro e, na manhã desta sexta-feira (3), conseguiram tomar leite normalmente.

Os bebês passarão por um teste de sorologia e, em seguida, receberão a dose correta da pentavalente.

De acordo com o diretor clínico do Gpaci, esta foi a primeira vez que o hospital recebeu um caso de bebês que tomaram vacinas contra a Covid por engano.

À TV TEM, o secretário de Saúde explicou que o erro foi descoberto no dia seguinte à aplicação, durante a checagem ao estoque de vacinas.

A técnica de enfermagem responsável pelo ocorrido, foi afastada dos procedimentos injetáveis e deslocada para uma área interna da unidade.

Enquanto isso, segundo o secretário, foi instaurado um procedimento administrativo para definir quais medidas devem ser tomadas.