Comitê de Enfrentamento à Covid-19 decide suspender eventos com mais de 3 mil pessoas no Amazonas

AMAZONAS – Após dados epidemiológicos indicarem aumento nos casos no Amazonas e com o surgimento da variante ômicron, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Amazonas decidiu suspender a realização de eventos com mais de 3 mil pessoas no estado. As medidas foram definidas na noite desta terça-feira (7), em reunião convocada pelo governador Wilson Lima.

Segundo o Comitê, as ações de vacinação, como campanha denominada Megavacinação que começa nesta quarta-feira (8), serão intensificadas e será iniciado buscas ativa nas regiões do estado com menores percentuais de população imunizada. Só em Manaus, há cerca de 314 mil pessoas com a segunda dose em atraso.

Foto: Diego Peres / Secom

“É importante que estejamos atentos e, por isso, estamos intensificamos a vigilância genômica, fazendo o sequenciamento de todos os genomas de todas as amostras de RT-PCR positivas, que vão ser aproximadamente 400 amostras por semana, em parceria com a Fiocruz”, destacou a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim.

Além dos novos limites, o comitê também decidiu aumentar o valor máximo da multa para organizadores que descumprirem protocolos sanitários de R$ 50 mil para R$ 500 mil.

O comitê também vai recomendar que não sejam realizados eventos públicos de comemoração de Natal e ano novo pelas prefeituras.