Dois primeiros casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza são registrados no Amazonas nesta quinta

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), anuncia dois casos confirmados de coinfecção por Covid-19 e Influenza, em Manacapuru e Manaus. O resultado dos exames RT-PCR foi emitido nesta quinta-feira (06/01) pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

Conforme a FVS-RCP, ambas são mulheres (de 24 e 25 anos) procedentes de São Paulo e realizaram testagem no posto de triagem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em 3 de janeiro. Uma das mulheres é residente de Mancapuru e a segunda é de Manaus. As duas são vacinadas com as duas doses contra a Covid-19 e apresentaram sintomas leves de gripe, sem necessidade de internação.

As pacientes estão sendo monitoradas pelas vigilâncias epidemiológicas municipais que recomendaram o isolamento por 14 dias com o objetivo de conter a disseminação da doença.

“Mesmo com as duas infecções, as mulheres apresentaram sintomas leves das doenças, por isso alertamos para a importância de esquema vacinal completo”, afirma a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Ainda segundo Tatyana, o posto de triagem nas portas de entrada do Amazonas (aeroporto, rodoviária e porto) representa ferramenta importante para identificar, de forma precoce, a presença de vírus em viajantes desembarcados na capital. “Dessa forma, sensibilizamos os passageiros para que façam o teste e protejam os familiares”, acrescenta.