Variante Ômicron representa 93% dos testes positivos para covid-19 no Amazonas

AMAZONAS – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) confirmou na quarta-feira (19), que há a predominância em 93% da Ômicron nos casos confirmados de Covid-19 no Amazonas.

A Ômicron é considerada como “variantes de preocupação” (VOC) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e apresenta evidências de induzir quadro clínico mais grave e aumentar a transmissibilidade da doença, principalmente, em não vacinados.

A variante foi detectada entre os casos submetidos ao sequenciamento genômico, confirmando a transmissão comunitária no estado. Das 589 amostras processadas, 547 casos da infecção foram confirmados pela linhagem Ômicron, sendo 504 em Manaus, 24 do interior do Amazonas e 19 de outros Estados.

O alerta feito por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Amazonas (Cievs-AM), está disponível no site da FVS-RCP. A confirmação ocorreu após emissão de relatório de Vigilância Genômica produzido pela Fiocruz Amazônia.

No interior do Estado, os casos identificados no sequenciamento são de residentes em: Itapiranga (5), Manacapuru (4), Parintins (4), Beruri (2), Itacoatiara (2), Iranduba (1), Apuí (1), Atalaia do Norte (1), Autazes (1), Lábrea (1), Nhamundá (1) e Urucará (1).

A análise considera sequenciamento de amostras coletadas entre 31 de dezembro de 2021 e 8 de janeiro de 2022.

“A alta transmissibilidade da variante Ômicron tem causado um expressivo aumento no número de contaminados em todo o Brasil, nos últimos dias. Aqui são mais de 5.000% de aumento. Apesar dessa alta transmissibilidade, a Ômicron não parece provocar tantos quadros graves, comparado à variante Gama que nos atacou em janeiro do ano passado. O número de internações e óbitos deixa isso bem claro. As internações aumentaram cerca de 100%”, avalia o secretário de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad.