Manicure perde rim após procedimento estético feito por radiologista

Brasil – A designer de unhas Cristina Martins, de 33 anos, precisou ter um rim retirado depois de ter aplicado enzimas para emagrecer. A paraense tinha histórico de cálculos renais frequentes e fez o procedimento com uma mulher que dizia ser enfermeira.

A aplicação foi feita em novembro de 2021, e no mesmo dia Cristina voltou a ter fortes dores renais. Por já conhecer os incômodos, ela foi para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Em entrevista, a mulher contou que a cirurgia para retirada de pedra nos rins foi marcada para 24 de fevereiro. A suposta enfermeira que injetou as enzimas era, na verdade, radiologista. Quando as dores se intensificaram, ela bloqueou a cliente nas redes sociais.

“Pedi para ela a composição da enzima e o que eu poderia fazer para reverter ou cortar o efeito, porque eu estava passando muito mal. Ela não só disse que eu não poderia tomar nenhum tipo de remédio, mas que, se eu tomasse algum, era pra avisar ela. Ela não me deu nenhum tipo de assistência”, contou Cristina.

A cirurgia, que seria rápida, tomou uma proporção muito maior com a gravidade do estado de saúde da designer de unha. “Falaram para o meu marido que seria necessário abrir o rim. Ao abrirem, eles se assustaram e precisaram removê-lo”, relembra. Ela desmaiou ao descobrir que teve o órgão removido, após o procedimento.

“A médica falou que eles não sabem nem como eu estava viva, porque, pelo tempo que ficou e como ele estava, com pus, eu poderia ter tido vários outros problemas”, disse. De acordo com a equipe que socorreu Cristina, a inflamação poderia atingir a coluna e levar a uma evolução trágica.

Fonte: Metrópoles