Liana Mendonça de Souza, desembargadora do TJAM, morre aos 90 anos

Amigos e familiares da desembargadora aposentada do TJAM, Liana Mendonça de Souza, informam seu falecimento na manhã desta quinta-feira (05/05) na capital amazonense. A magristrada tinha 90 anos e a causa de sua morte ainda não foi revelada.

A Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas, estendeu suas condolências e informou que o velório da magistrada está sendo realizado no salão Nobre do Palácio Rio Negro, localizado na avenida Sete de Setembro, no Centro.

O sepultamento está marcado para as 10h de sexta-feira (06), no Cemitério São João Batista, na Zona Centro-Sul de Manaus. O Tribunal se solidariza com familiares e amigos, na certeza de que a fé os confortará neste momento de dolorosa perda.

QUEM FOI LIANA MENDONÇA DE SOUZA – iniciou e desenvolveu sua escolaridade fundamental e média no Colégio Santa Dorotéia, em Manaus. Concluiu o curso pedagógico e bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas na turma de 1970. Ingressou na magistratura, através de concurso público, quando foi nomeada para o cargo de juiz de Direito titular da comarca de Eirunepé em 1974. Em 1975 foi removida para a comarca de Itacoatiara como titular da 2ª Vara e designada, cumulativamente, para exercer as funções de Diretora do Fórum da referida comarca, quando teve oportunidade de fazer significativas ampliações no imóvel sede.

Por decreto Governamental, em 1978, foi promovida para o cargo de 2ª Entrância da comarca de Manaus. Exerceu o cargo de desembargadora de onde saiu para a compulsória.

Presidiu a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica Regional do Amazonas (ABMCJ-AM), já no 3° mandato, Também é Vice-Presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas – ALCEAR.