sábado, 7 de fevereiro de 2026
Início BRASIL Justiça da Bahia determina que Latam autorize viagem de cão na cabine...

Justiça da Bahia determina que Latam autorize viagem de cão na cabine de avião em voo vindo do Canadá

BRASIL – O Juiz de Direito Alexandre Lopes, da 1ª Vara do Sistema dos Juizados da Comarca de Lauro De Freitas, determinou que a empresa Latam Linhas Aéreas S/A embarcasse o cão “Charlie”, da raça Buldogue Francês, na cabine do avião junto com passageira.

A ação foi ajuizada pelo advogado amazonense Klinger Feitosa e gerou o Processo de nº 000467997.2022.8.05.0150.

A viagem ocorreu no dia 13 de maio de 2022 deste ano e a tutora, que mora em Vancouver/Canadá, veio ao Brasil para visitar seus pais no município de Lauro de Freitas na Bahia. A autora informou que não vinha ao Brasil por conta da pandemia de Covid-19.

Assim, solicitou o transporte de cão de apoio emocional pela Latam, mas a companhia aérea enviou um e-mail, informando que o transporte de animal de assistência emocional só estava disponível para voos internacionais com origem/destino México ou Colômbia.

Por conta disso, a passageira não teve escolha e foi a procura de um advogado que trabalhasse nesse tipo de causa.

Trechos da decisão: “Diante do exposto, DEFIRO A TUTELA DE URGÊNCIA, em caráter antecipatório, e determino que a parte acionada PERMITA a parte autora a efetuar os voos (ida e volta), acompanhada do seu cão emocional, no prazo de 05 dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 1,212.00 (mil e duzentos e doze reais), limitada ao teto de R$ 48.480,00 (quarenta e oito mil e quatrocentos e oitenta reais), em caso de descumprimento.”