Economia: governo federal anuncia corte na tributação de itens como arro, feijão, carne e demais

O governo federal informou nesta segunda-feira (23), através do Ministério da Economia, um novo ‘abate’ de 10% sobre o imposto de importação cobrado em cima de itens como arroz, feijão, carne, massas e demais produtos.

Vale ressaltar que ainda no ano passado, em novembro, o governo havia feito uma redução da mesma magnitude no imposto. Segundo o Ministério da Economia, as duas reduções somadas afetam mais de 87% dos produtos sujeitos a essa tributação. Nesse conjunto de bens, de acordo com a pasta, as alíquotas foram reduzidas a zero ou sofreram um corte total de 20%.

O ministro d econonimia, Paulo Guedes, vinha defendendo novas reduções de tarifas cobradas no comércio exterior como maneira de combater a escalada de preços na economia. Ao cortar o imposto, o governo tenta baratear a compra de produtos trazidos do exterior – o que pode ter impacto também nos preços da produção interna.

De acordo com a pasta, a nova redução foi aprovada pelo Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), nesta segunda, com prazo até 31 de dezembro de 2023.