quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Início AMAZONAS PGR recorre para derrubar projeto de lei que amplia porte de arma...

PGR recorre para derrubar projeto de lei que amplia porte de arma no estado amazonense

Augusto Aras, procurador-geral da República, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) visando derrubar a lei que propunha a ampliação do porte de armas à colecionadores e atiradores esportivos no estado amazonense.

O procurador destacou que a Constituição Federal estabelece a competência exclusiva da União para legislar sobre o tema e que o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) previu os ritos de outorga de licença e descreveu a relação de agentes públicos e privados detentores de porte de arma de fogo.

Ele afirma ainda que, embora os atiradores desportivos e as empresas de segurança privada estejam incluídos nessa categoria, a efetiva autorização para porte de arma de fogo deve ser concedida pela Polícia Federal (PF).

O projeto de lei do deputado bolsonarista, Delegado Péricles (PL) é uma cópia de outras legislações similares e fala da necessidade de reconhecer o risco da necessidade de porte de atirador esportivo, duas, inclusive, já foram aprovadas no Distrito Federal e em Rondônia. O deputado chegou a ser vaiado por membros do movimento Pró-Armas Amazonas que ocupavam a galeria popular.